OmniFocus para iPad: nunca antes foi tão fácil gerenciar suas tarefas


Por: Patricia Daibes

Nós já falamos por aqui pelo blog sobre o OmniFocus para Mac e para iPhone/iPod touch. Hoje vamos resenhar a versão para iPad, que eu considero a mais empolgante, intuitiva e bonita de usar para esvaziar a mente. ;-)

O OmniFocus é um aplicativo para gerenciar tarefas seguindo a metodologia Getting Things Done (GTD) proposta por David Allen. Mas calma, para usar o OmniFoucs não é preciso ser expert em GTD e muito menos adotar somente essa metodologia para usar o aplicativo. Você pode adaptá-lo como melhor lhe convir, desde que o objetivo seja ter tudo sobre controle, mente vazia e foco na tarefa que você esteja trabalhando! O pessoal do Omni Group elaborou um documento super explicativo de como usar o GTD no OmniFocus. Perfeito para iniciantes entenderem os conceitos de capturar, processar, organizar, executar e revisar. Não deixe de conferir antes de começar a aventura.

Uma breve explicação: tarefa é uma única ação, ou seja, pode ser realizada em apenas um passo. Já um projeto é um grupo de tarefas relacionadas. Por exemplo: comprar pilhas AAA considero como sendo uma tarefa simples, mas pintar as parades do meu quarto já considero como um projeto, pois exige que eu execute outras tarefas como escolher cor, comprar tinta e pincéis, pintar etc. No OmniFocus os projetos podem ter tarefas sequênciais ou em paralelo.

A interface

O OmniFocus para iPad pode ser usado na orientação retrato ou paisagem. No modo paisagem a interface é divida em dois painéis: à direita estão disponíveis as tarefas agrupadas por projetos e pastas, e à esquerda você tem a opção de visualizar os itens por projetos, contextos, mapas, forecast, tarefas sinalizadas e revisão.

Adicionar uma tarefa

Para adicionar uma tarefa, basta tocar no quadradinho amarelo com um lápis ao lado de inbox ou no ícone + no topo direito da tela. O GTD ensina que tudo que você coletar inicialmente deve ir para a inbox, sua caixa de entrada, para mais tarde ser processado.

Ao adicionar uma tarefa você pode atribuir a ela contexto, projeto, data de início, data prevista para realização, hora, notas, imagens, gravações de áudio e escolher se ela se repete ou não.

Uma dica do GTD é executar suas tarefas pelo modo contexto. Por exemplo, se você está na rua, faça todas as tarefas que estão com o contexto “Rua” ou se estar no computador as que estão com contexto “Computador”. Mas, eu não me acostumei muito com isso e adaptei o OmniFocus um pouco para minha rotina, por isso uso três tipos de Projetos Pessoais: Pra hoje, Próximo e Semana. Adiciono todas as minhas pendências independente de contextos e durante as revisões vou movendo de Próximo para Semana e Semana para Hoje.

Mapa

Em mapa é possível adicionar um contexto a um local. Eu adicionei o contexto “SEMA” ao endereço onde trabalho. Então, graças ao serviço de localização, toda vez que eu estiver nesse local o aplicativo irá me alertar das tarefas que tenho associadas ao contexto e que devo realizar.

Forecast

Na opção forecast é possível visualizar suas tarefas não concluídas em datas passadas, tarefas previstas para serem realizadas durante a semana e na próxima. Gosto bastante dessa opção, pois facilita visualizar em um “calendário” o que precisa ser realizado. O melhor de tudo é que o OmniFocus oferece integração com o aplicativo Calendário, logo seus compromissos aparecem em uma espécie de linha do tempo na parte inferior da tela.

Revisão

Após tudo organizado é hora da revisão! Confesso que não tinha o costume de revisar minhas tarefas no Mac e nem no iPhone que não dispõe de uma interface que auxilia o processo. Mas a versão para iPad nos presenteou com uma excelente ferramenta para nos ajudar no processo de revisar. Agora faço isso semanalmente e de maneira gostosa e rápida.

Sincronização

Como tenho todas as versões do OmniFocus (iPhone, iPad e Mac), é ótimo saber que tenho todas as minhas tarefas ao alcance das mãos independente do local e dispositivo que estou utilizando. Os aplicativos sincronizam entre si pelas nuvens utilizando o servidor gratuito do Omni Group, MobileMe, WebDAV ou Wi-Fi (para versão Mac).

O OmniFocus para iPad está disponível na App Store por $39.99. Pode ser um investimento alto a primeira vista, e se você quiser ter as três versões vai ter que desembolçar $140. Mas vale totalmente pelo ganho de produtividade! Eu particularmente já testei outros aplicativos e não me adaptei a nenhum outro senão a beleza e facilidade do OmniFocus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>